Pular para o conteúdo principal
Prodocência bombando
Últimos dias



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
PROGRAMA DE CONSOLIDAÇÃO DAS LICENCIATURAS - PRODOCÊNCIA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
PRODOCÊNCIA 2313/2010: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES
PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


APRENDENDO LIBRAS: UM NOVO OLHAR SOBRE A INCLUSÃO



JEAN GLEISON ANDRADE DO NASCIMENTO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Maracanaú – email: jandradenascimento@gmail.com

Resumo
Este projeto tem como objetivo capacitar as pessoas da comunidade a dialogar e compreender a conversação entre pessoas ouvintes e surdas de maneira a facilitar a comunicação e inclusão entre essas comunidades. Além disso, também pretende-se: estimular a expressão facial do aluno para cada sinal específico, facilitando a compreensão em momentos que necessitem uma expressividade simplificada, através de aulas expositivas fazer o uso da libras em diálogos e exercícios de fixação. Através de oficinas ministradas em comunidades escolares, e também de estudo e criação de texto na forma visual-espacial esperamos alcançar nossos objetivos Nesse sentido, com as oficinas pretendemos que os estudantes tenham noções, ideias e que desperte a curiosidade para o aprendizado em LIBRAS, proporcionando uma verdadeira cultura de inclusão social das pessoas com deficiência auditiva.


Palavras-chave: inclusão – comunicação – libras.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOME SOBRE O EVENTO GALERIA INSCREVA-SE AGORA! CONTATOS © 2023 by ΩΛΜ.All rights reserved. ttp://www.maracanau.ifce.edu.br/
PIBID IFCE - MARACANAÚ PROJETO GIBITECA DA QUÍMICA 1.       CARACTERIZAÇÃO A contextualização, aliada a leitura e interpretação, é de fundamental importância na compreensão e no aprendizado dos alunos. Trazer questões, até então ‘’imaginárias’’, para a realidade e o cotidiano tornam os jovens capazes, de refletir e de tirar suas próprias conclusões, sobre determinadas situações. A união e a relação entre diferentes disciplinas tornam o conteúdo abordado mais expressivo. Como exemplo, o estudo das ciências, no caso, a química pode ser mais bem compreendida e absorvida relacionado-a com a prática da leitura (histórias em quadrinhos). O ensino contextualizado deve tornar o aluno capaz de desenvolver competências e habilidades como: pensamento crítico, criatividade, trabalho colaborativo, comunicação etc. Como (Francisco Junior e Cols, 2008) disse: ‘’ Ler e escrever, portanto, são habilidades a serem trabalhadas nas aulas de Ciências, visto que...
Aba Pai Kleber Lucas Pai venho te dizer Que Tu és o meu lugar seguro O motivo da minha canção, E com meu coração quero Te adorar, Exaltar teu Santo nome. Pai, Te louvo, eu te louvo As palavras não podem dizer O quanto eu Te amo E como eu preciso de Ti. Só me resta dizer... Aba Pai, Aba Pai, Aba Pai...