PIBID IFCE - MARACANAÚ
PROJETO
GIBITECA DA QUÍMICA
1.
CARACTERIZAÇÃO
A contextualização, aliada a leitura e
interpretação, é de fundamental importância na compreensão e no aprendizado dos
alunos. Trazer questões, até então ‘’imaginárias’’, para a realidade e o
cotidiano tornam os jovens capazes, de refletir e de tirar suas próprias conclusões,
sobre determinadas situações.
A união e a relação entre diferentes disciplinas
tornam o conteúdo abordado mais expressivo. Como exemplo, o estudo das ciências,
no caso, a química pode ser mais bem compreendida e absorvida relacionado-a com
a prática da leitura (histórias em quadrinhos).
O ensino contextualizado deve tornar o aluno
capaz de desenvolver competências e habilidades como: pensamento crítico,
criatividade, trabalho colaborativo, comunicação etc.
Como (Francisco Junior e Cols, 2008) disse: ‘’Ler
e escrever, portanto, são habilidades a serem trabalhadas nas aulas de
Ciências, visto que, muitas vezes, os estudantes são incapazes de interpretar
questões e problemas de física, química, matemática etc.; devido às
deficiências na capacidade de interpretação de enunciados’’. Por tanto, as
histórias em quadrinho, voltadas à química, são de fundamental importância no
estudo e na aprendizagem dos alunos.
OBJETIVO GERAL:
Estimular
o ensino significativo da Química para alunos do Ensino Médio de forma
interdisciplinar e contextualizada os assuntos abordados através das histórias
em quadrinhos.
Comentários
Postar um comentário