Pular para o conteúdo principal
PIBID IFCE - MARACANAÚ

PROJETO

GIBITECA DA QUÍMICA

1.      CARACTERIZAÇÃO
A contextualização, aliada a leitura e interpretação, é de fundamental importância na compreensão e no aprendizado dos alunos. Trazer questões, até então ‘’imaginárias’’, para a realidade e o cotidiano tornam os jovens capazes, de refletir e de tirar suas próprias conclusões, sobre determinadas situações.
A união e a relação entre diferentes disciplinas tornam o conteúdo abordado mais expressivo. Como exemplo, o estudo das ciências, no caso, a química pode ser mais bem compreendida e absorvida relacionado-a com a prática da leitura (histórias em quadrinhos).
O ensino contextualizado deve tornar o aluno capaz de desenvolver competências e habilidades como: pensamento crítico, criatividade, trabalho colaborativo, comunicação etc.
Como (Francisco Junior e Cols, 2008) disse: ‘’Ler e escrever, portanto, são habilidades a serem trabalhadas nas aulas de Ciências, visto que, muitas vezes, os estudantes são incapazes de interpretar questões e problemas de física, química, matemática etc.; devido às deficiências na capacidade de interpretação de enunciados’’. Por tanto, as histórias em quadrinho, voltadas à química, são de fundamental importância no estudo e na aprendizagem dos alunos. 


OBJETIVO GERAL:

Estimular o ensino significativo da Química para alunos do Ensino Médio de forma interdisciplinar e contextualizada os assuntos abordados através das histórias em quadrinhos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOME SOBRE O EVENTO GALERIA INSCREVA-SE AGORA! CONTATOS © 2023 by ΩΛΜ.All rights reserved. ttp://www.maracanau.ifce.edu.br/
Prodocência bombando Últimos dias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR PROGRAMA DE CONSOLIDAÇÃO DAS LICENCIATURAS - PRODOCÊNCIA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRODOCÊNCIA 2313/2010: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA APRENDENDO LIBRAS: UM NOVO OLHAR SOBRE A INCLUSÃO JEAN GLEISON ANDRADE DO NASCIMENTO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Maracanaú – email: jandradenascimento@gmail.com Resumo Este projeto tem como objetivo capacitar as pessoas da comunidade a dialogar e compreender a conversação entre pessoas ouvintes e surdas de maneira a facilitar a comunicação e inclusão entre essas comunidades. Além disso, também pretende-se: estimular a expressão facial do aluno para cada sinal específico, facilitando a compreensão em momentos que necessitem uma expressividade simplificada, através de aulas expositivas...
RESUMO História do Fungo Bioluminescente Flor-de-Coco (Neonothopanus gardneri) e Efeitos das Condições de Cultura Sobre a Emissão de Luz Ventura, F. F.; Silva, R. T. P.; Stevani, Rev. Virtual Quim., 2015, 7 (1), 41-55. Data de publicação na Web: 1 de novembro de 2014 O objetivo deste trabalho é sintetizar as investigações realizadas pelo LBF(Laboratório de Bioluminescência de Fungos) no Instituto de Química de São Paulo (IQ-USP). Este relata experiências sobre fungos bioluminescentes (BL) na mata atlântica brasileira, com esse estudo se busca ter conhecimentos mais aprofundados nesta área, a fim de entender melhor as propriedades bioquímicas e fisiológicas associadas aos fungos BL. Parte deste trabalho trata da otimização da bioluminescência (BL) em diferentes condições nutricionais e de cultivo, bem como o potencial uso do fungo N. gardneri na avaliação da toxicidade de substâncias puras e fungicidas para a agricultura. O estudo destaca o efeito de diferent...