Pular para o conteúdo principal

RESUMO


História do Fungo Bioluminescente Flor-de-Coco (Neonothopanus gardneri) e Efeitos das Condições de Cultura Sobre a Emissão de Luz

Ventura, F. F.; Silva, R. T. P.; Stevani,

Rev. Virtual Quim., 2015, 7 (1), 41-55. Data de publicação na Web: 1 de novembro de 2014


O objetivo deste trabalho é sintetizar as investigações realizadas pelo LBF(Laboratório de Bioluminescência de Fungos) no Instituto de Química de São Paulo (IQ-USP). Este relata experiências sobre fungos bioluminescentes (BL) na mata atlântica brasileira, com esse estudo se busca ter conhecimentos mais aprofundados nesta área, a fim de entender melhor as propriedades bioquímicas e fisiológicas associadas aos fungos BL. Parte deste trabalho trata da otimização da bioluminescência (BL) em diferentes condições nutricionais e de cultivo, bem como o potencial uso do fungo N. gardneri na avaliação da toxicidade de substâncias puras e fungicidas para a agricultura. O estudo destaca o efeito de diferentes condições de cultura sobre a emissão de luz por fungos bioluminescentes, neste caso, a avaliação do comportamento do fungo N. gardneri em diferentes circunstâncias foi necessário para analisar tanto a intensidade da luz emitida quanto a sua reprodutibilidade dentro de um perfil de BL. Os resultados evidenciaram que a espécie em questão possui um grande potencial para ser utilizada em bioensaios, já que apresentou maior BL em um perfil mais estável e com desvios menores em comparação com a outra espécie bioluminescente cultivada em meio de cultura sólido e utilizada para o mesmo propósito.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nada Pode Calar Um Adorador Eyshila Adorador é tudo o que eu sou, Adorador, assim Deus me formou, E quem poderá calar a voz de um coração? Se eu subir aos céus, eu sei que lá estás, Se eu mergulhar no mais profundo mar, Nunca poderei me ausentar do Teu olhar. Tu és o Deus que me sonda, Tu és o Deus que me vê, Não tenho todas as respostas, Mas de uma coisa sei, Por toda a minha vida te adorarei. Adorar é o que sei, Adorar é o que sou, Nada pode calar um adorador. Não existem prisões, Que contenham a voz de quem te adora, oh! Senhor. Adorar é o que sei, Adorar é o que sou, Nada pode calar um adorador. Não existem prisões, Que contenham a voz de quem te adora, oh! Senhor. Se eu vencer (te adoro) Se eu perder (te adoro) Se eu subir (te adoro) Se eu descer Te adorar é o meu prazer. Minha força vem do Senhor, Nada pode calar um adorador. Adorar é o que sei, Adorar é o que sou, Nada pode calar um adorador. Não existem prisões, Que contenham a voz de
PIBID IFCE - MARACANAÚ PROJETO GIBITECA DA QUÍMICA 1.       CARACTERIZAÇÃO A contextualização, aliada a leitura e interpretação, é de fundamental importância na compreensão e no aprendizado dos alunos. Trazer questões, até então ‘’imaginárias’’, para a realidade e o cotidiano tornam os jovens capazes, de refletir e de tirar suas próprias conclusões, sobre determinadas situações. A união e a relação entre diferentes disciplinas tornam o conteúdo abordado mais expressivo. Como exemplo, o estudo das ciências, no caso, a química pode ser mais bem compreendida e absorvida relacionado-a com a prática da leitura (histórias em quadrinhos). O ensino contextualizado deve tornar o aluno capaz de desenvolver competências e habilidades como: pensamento crítico, criatividade, trabalho colaborativo, comunicação etc. Como (Francisco Junior e Cols, 2008) disse: ‘’ Ler e escrever, portanto, são habilidades a serem trabalhadas nas aulas de Ciências, visto que, muitas vezes, os estud
Aba Pai Kleber Lucas Pai venho te dizer Que Tu és o meu lugar seguro O motivo da minha canção, E com meu coração quero Te adorar, Exaltar teu Santo nome. Pai, Te louvo, eu te louvo As palavras não podem dizer O quanto eu Te amo E como eu preciso de Ti. Só me resta dizer... Aba Pai, Aba Pai, Aba Pai...